VOCÊ SABIA?

Que em 1891, imigrantes italianos chegaram a Taubaté e ajudaram a criar o Distrito de QUIRIRIM,  1ª Colônia Italiana do Vale do Paraíba? Quase um século depois, em 1989, Quiririm realizou uma grande festa para comemorar o centenário da chegada dos seus antepassados. Esta festa é realizada até hoje, com apresentações de coreografias e shows de música típica e a deliciosa culinária italiana.  De Colônia Agrícola passou a Distrito Gastronômico. Hoje é sinônimo de boa comida e boas cantinas. E pela beleza e grandiosidade da festa, que a cada ano se torna mais conhecida em todo o país.  http://www.festadequiririm.com.br/historico/

————————————————————————————

Que MONTEIRO LOBATO nasceu em Taubaté em 1882? Ele foi o escritor do “O Sítio do Picapau Amarelo”, uma de suas obras de maior destaque na literatura infantil, entre outras. Também foi o criador do personagem Jeca Tatu que retrata o típico caipira brasileiro. Monteiro Lobato escreveu sobre os vilarejos e as populações do Vale do Paraíba. Seu nome batiza uma cidade da Serra da Mantiqueira, vizinha a São José dos Campos.

————————————————————————————

Que o Museu Monteiro Lobato funciona na casa onde o escritor taubateano nasceu e viveu até os 12 anos?  O local possui um acervo com objetos pessoais, as primeiras edições dos livros do escritor e uma vasta biblioteca com obras de Lobato e de outros escritores.   O museu, anexo ao Parque Sítio do Pica-pau Amarelo, abriga ainda uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.  De acordo com o Departamento de Turismo e Cultura do Estado de São Paulo, o Museu Monteiro Lobato é o mais visitado do interior paulista.       www.museumonteirolobato.com.br

————————————————————————————

Que APARECIDA é popularmente denominada Aparecida do Norte em razão da estação ferroviária inaugurada em 1877 pertencente à linha da Estrada de Ferro do Norte que depois virou Estrada de Ferro Central do Brasil?

————————————————————————————

Que SÃO LUIZ DO PARAITINGA é famosa por seu afogado? Afogado é um cozido de carne com batata, acompanhado de macarrão, preparado em grandes tachos de cobre, servido gratuitamente e que se tornou marca registrada da Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga. Dizem por lá: “O povo oferece ao Divino sua prenda e recebe do Divino o afogado da festa”. Segundo as crenças dos devotos, é o afogado da festa que transmite força para o organismo.

————————————————————————————

Que foi da Vila de São Paulo que, em 1645, partiu o bandeirante Jaques Felix para fundar TAUBATÉ, a primeira povoação da região do Vale do Paraiba ? Já no final do século haviam também as vilas de Guaratinguetá e Jacareí. Embora fossem apenas essas 3 povoações, era a região paulista mais povoada.

————————————————————————————

Que em 1836 a população do VALE DO PARAÍBA era de 105.679 habitantes?  E, em 1886, 50 anos depois, no apogeu do café, a região já contava com 338.537 habitantes.

————————————————————————————

Que o CAFÉ foi um fator decisivo para as modificações que ocorreram na legislação fundiária e nos costumes da sociedade da região ? Foi com sua monocultura que começou uma forma incipiente de capitalismo e apareceram os primeiros hábitos de consumismo.

————————————————————————————

Que BANANAL foi o município mais rico da Província de São Paulo, tendo sido o orçamento de sua Camara maior do que o da capital?

————————————————————————————

Que até o inicio do século 19, vindos desde os primeiros tempos da colonização do Vale do Paraíba, os UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS da CULTURA “CAIPIRA” eram, em grande parte, de origem INDÍGENA? Vasilhas como panela , gamelas ,esteira, rede, peneira, balaio, piquá, pilão, tigela, colher de pau, pote, moringa, talha, cuia , etc  eram feitas de materiais nativos como taquara, barro, cambucá ou madeira, as vezes enfeitados com pinturas ingênuas.

————————————————————————————

Que a partir de 1897, com a chegada da estrada de ferro entre Rio de Janeiro e São Paulo,  não mais havia navegação fluvial pelo Rio Paraiba? Era feita  em  balsas e chatas cheias de mercadorias, especialmente entre Cachoeira Paulista e Caçapava e entre Lorena e Pindamonhangaba.  A partir dessa época, não mais havia o porto fluvial de Guaratinguetá.

————————————————————————————

Que SILVEIRAS, uma pequena cidade paulista situada no chamado “ Vale Histórico do Rio Paraíba”, originou-se no final do século XVIII com um rancho de Tropeiros ao redor do qual construíram algumas casas?  Desenvolveu-se no século XIX com a introdução do café no Vale do Paraíba.  Está localizada na rodovia dos Tropeiros (antiga Estrada São Paulo – Rio de Janeiro). O município é o primeiro do Estado de São Paulo a se transformar em Área de Proteção Ambiental.  (APA)
————————————————————————————

Curiosidades sobre o Vale do Paraíba

CURIOSIDADES DO VALE   | Dados gerais sobre a região

Aniversário das Cidades   | Informações e vídeos sobre as cidades

VALE conhecer   | Matérias mostrando o que conhecer nas cidades

___________________________________________________________________

Copyright © 2018 Tradicional do Vale, All Rights Reserved. Powered by WordPress