O VALE DO PARAÍBA

Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e sul do estado do Rio de Janeiro.

Geralmente, a denominação costuma incluir também o litoral norte do estado de São Paulo (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), que lhe é vizinho e estreitamente ligado.

O nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

É composto por 51 municípios localizados entre as duas regiões metropolitanas mais importantes do País.

Vale do Paraíba destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica, e por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil.

Merece destaque a presença de empresas de ponta dos setores aeroespacial, automobilístico, petrolífero e farmacêutico, e os pólos científico e tecnológico, reunindo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A indústria de alimentos e bebidas também tem forte presença na região.

Embora altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra do Mar, com suas passagens para o litoral norte do estado de São Paulo;   a Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, que contém algumas das montanhas mais altas do Brasil;  e a Serra da Bocaina, reduto de Mata Atlântica que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.

___________________________________________________________________

Curiosidades sobre o Vale do Paraíba 

Você sabia ?   | Fatos históricos sobre a região, cidades e pessoas

Aniversário das Cidades   | Informações e vídeos sobre as cidades

VALE conhecer   | Matérias mostrando o que conhecer nas cidades

___________________________________________________________________

 

Copyright © 2018 Tradicional do Vale, All Rights Reserved. Powered by WordPress